Tecnologia IoT na Logística | A Nova Era da Internet das Coisas, e dos Transportes
A Logística é uma indústria complexa que pode beneficiar grandemente de tecnologias IoT. O processo base de armazenagem e envio de um local para o...
3 min read
TIM Team : Apr 12, 2022 2:01:45 PM
A Logística é uma indústria complexa que pode beneficiar grandemente de tecnologias IoT. O processo base de armazenagem e envio de um local para o (próximo) cliente pode incluir melhorias nos custos de operação e gerar maior organização das atividades usando dispositivos IoT. Continue a leitura deste artigo para aprender acerca de obstáculos e desafios na Logística, soluções IoT adequadas, e os resultados obtidos com a sua implementação.
Em negócios com investimento intensivo em equipamentos, tais como o processamento de materiais (fabrico), transportes de mercadorias e infraestruturas, a adoção de tecnologias IoT tem sido forte. Estes ativos, estacionários ou móveis, estão lentamente a fazer parte de um ecosistema ligado em rede, onde é possível partilhar informação relevante e interagir entre eles.
Veículos de transporte, tais como camiões e navios, são ativos móveis cada vez mais relevantes na rede IoT, favorecendo a sua importância na indústria dos transportes e logística.
Ainda antes da existência do termo “Internet das Coisas” (Internet of Things), estas atividades, em conjunto com a armazenagem, foram os elementos essenciais da integração de sistemas conectados. Porque foram pioneiros na utilização de tecnologia conectada, estas indústrias conseguiram aumentos de performance impressionantes, permitindo que os restantes elementos da cadeia de fornecimento se atualizassem, obtendo uma configuração conectada de A a Z.
Nos últimos anos o mercado mundial assistiu a um aumento forte em e-comércio, e a logística teve de se adaptar com o aumento da procura, em paralelo com a falta de mão-de-obra e baixos salários. A pressão atual está focada em identificar formas inovadoras de otimizar os procedimentos na raiz para que a indústria possa enfrentar os novos desafios que se adivinham. As tecnologias de ponta IoT facilitam esta transformação e são extremamente eficientes.
Os processos logísticos são complexos, e normalmente consistem de um encadeado de passos que necessitam de monitorização permanente e melhorias. Considere os seguintes aspetos do processo de logística que podem beneficiar de uma implementação generalizada IoT:
Circunstâncias externas tais como tendências globais de mercado, fizeram aumentar as necessidades dos clientes, e maior procura implicam novos desafios ao longo da evolução tecnológica.
Os dispositivos IoT registam todas as informações relacionadas com transportes ou movimento de carga, usando sensores e actuadores, soluções cloud escaláveis, e redes de comunicação intuitivas. Algumas das vantagens das tecnologias IoT para atividades de Logística, incluem:
À medida que os processos operacionais são melhorados com a tecnologia IoT os padrões antigos da cadeia de fornecimento são abandonados. As falhas de comunicação típicas de telefone, papel ou fax, vão ser eliminadas pela transição da era analógica para a era digital em tempo-real. Consequentemente, os custos do transporte, alocação de recursos, e o processo de entrega de mercadoria num todo obtém benefícios.
Uma operação logística eficaz necessita de ser feita de atividades individuais competentes. Isto ajudará a entregar os artigos ao consumidor final em bom estado, no tempo previsto, e de acordo com o planeado. Vamos olhar para alguns dos setores logísticos onde a tecnologia IoT tem impacto:
Armazenagem e Armazenamento
Os dispositivos IoT conseguem avaliar os armazéns e determinar o melhor layout e configuração. Assim, ajuda a optimizar o espaço de armazenamento, infraestrutura e colaboradores. Robots são usados por algumas das grande empresas, como a Amazon, para acelerar as atividades. Estes robots, contrariamente aos humanos, conseguem com facilidade manter níveis de performance ao longo de 24 horas no manuseamento de cargas pesadas por exemplo.
Gestão do inventário é muito importante.
Não é satisfatório pedir mais stock antes que ele se esgote, ou pedir stock de material que já tem demais? Considere quanto tempo e dinheiro pode poupar com isto. é aqui que a gestão do inventário passa a ser extremamente relevante. O controlo do inventário é uma atividade crítica em logística pois manter stock a mais ou encomendas de último minuto podem custar à sua empresa muito dinheiro.
Gestão da frota
Quando tem de monitorizar muitas tarefas relacionadas com entregas, realizar a gestão da frota é essencial. Para apenas mencionarmos algumas, estas tarefas podem incluir, uso do veículo, rotas do serviço, manutenções programadas. Você pode poupar tempo, dinheiro e planear atempadamente se reduzir o tempo de paragem (não prevista) da frota. Isso equivale a poder obter maiores margens de lucro.
Existem algumas formas da tecnologia IoT ajudar a sua gestão de frota. Pode instalar diferentes dispositivos na frota, que lhe fornecerão informações relevantes, tais como:
Contentores inteligentes
Contentores inteligentes são equipados com sensores e comunicação via internet. Vários aspetos do transporte são assim obtidos sem sequer existir intervenção humana. Os contentores inteligentes, conseguem por exemplo monitorizar e registar diferenças de temperatura ou de iluminação, e na sequência realizar adaptações de forma autónoma, para as quais foram programados.
A Logística é uma indústria complexa que pode beneficiar grandemente de tecnologias IoT. O processo base de armazenagem e envio de um local para o...
Os custos da cadeia de fornecimento são responsabilidade da gestão de uma empresa, mas também fazem parte da estratégia da mesma. A gestão de todos...
A transformação digital na manufactura pode ser atingida através da combinação eficaz de métodos tradicionais com novas tecnologias, incorporadas em...